segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A origem da Póvoa de Rio de Moinhos

A Póvoa de Rio de Moinhos é uma povoação muito antiga, existindo já na era romana. Antigamente era chamada Popula Póvoa. O nome desta freguesia é algo confuso, se tivermos em conta a realidade actual. Esta terra terá sido uma freguesia de muitos moinhos, por certo, mas com o tempo foram desaparecendo. Ao longo dos séculos, e enquanto os moinhos abundaram, a freguesia assumiria especial preponderância nas actividades ligadas à moagem e às pessoas. Quanto ao nome Póvoa, tem também um significado óbvio: “ Pequena Povoação; Pequeno Povo; casal.”
O número de habitantes desta povoação foi sofrendo consideráveis alterações ao longo dos tempos. Actualmente tem mais ou menos 850 habitantes, distribuídos por uma área de cerca de 2500 hectares. Encontra-se a cerca de 18 km da sede do concelho que é Castelo Branco.

6 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois pelo país fora existem várias localidades em que o nome Moínho indica precisamente essa actividade.

Anónimo disse...

A vossa introdução está muito enterçante. Esta ideia do blog do
6ºB é fantastica, continuem.


Boa sorte e beijos á turma.

Anónimo disse...

Fícamos contentes por ter gostado da introdução...e se tudo correr bem como planeado, vamos continuar a "publicar" notícias.


Ana Patrícia e Carolina.

VERO disse...

Um livro existe da história de Povao de Rio de Moinhos? onde pode comprar isto (sabendo que eu estou na França)?
Obrigado por sua resposta.

EM em Alcains disse...

Peço desculpa por só agora lhe dar uma resposta, mas andei a investigar sobre o assunto e descobri que, neste momento, não existe livro nenhum editado. No entanto, parece que está a ser elaborado um. Assim que tenha mais informações colocá-las-ei de imediato aqui. Obrigada pela visita... :)

Anónimo disse...

Olá...lendo sobre sua pesquisa: A "origem da Póvoa de Rio de Moinhos!", fiquei curiosa, estão de referindo a mesma Póvoa de Varzim?